2024-02-12

CLUBE TOP PARTICIPA NO PROJETO DIGIFIT, UM PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DIGITAL PARA CLUBES DESPORTIVOS DE BASE
 

Em janeiro de 2023, seis parceiros uniram forças para iniciar o projeto DigiFit, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. Este projeto, com a duração de dois anos, está a explorar a forma como a transformação digital e a inovação podem ser aproveitadas para criar resiliência e capacidade no setor do desporto amador e da atividade física, a fim de o adaptar à era digital.


O projeto é liderado pela ISCA, com os parceiros PRN SI (França), Universidade de Cork (Irlanda), IPDJ (Portugal), DGI (Dinamarca) e EPSI (Bélgica).


Entre 29 e 31 de janeiro, o DigiFit reuniu participantes representando fornecedores de soluções tecnológicas, mentores e organizações desportivas de base para um bootcamp DigiFit, no Le Tremplin, em Paris, a plataforma francesa de inovação para o desporto.


Em março de 2024, o projeto DigiFit entra em fase de incubação e pilotagem. Chamada de 'DigiFit Learn and Do Experience', esta fase é um programa de 12 meses que fornece apoio especializado a organizações e clubes desportivos locais de base para os tornar "aptos para a era digital". No total, 37 organizações estiveram presentes em representação de 19 nacionalidades.

 

Os objetivos do Bootcamp DigiFit incluem:

• Definir os principais desafios para as organizações desportivas de base;
• Aprender a fomentar a cultura da inovação digital e do design thinking;
• Iniciar um plano de ação preliminar para investigação de soluções digitais;
• Criar redes de organizações desportivas europeias e fornecedores de soluções digitais.

 

No geral, a iniciativa concentra-se numa questão crítica do setor e visa adaptar uma solução digital sob medida e desenvolvê-la para uma aplicação eficaz. O processo envolve encontros articulados entre as organizações desportivas participantes e os fornecedores de soluções. Esta colaboração visa testar e adotar soluções digitais concretas nos seus fluxos de trabalho operacionais.


O bootcamp é o primeiro passo após a fase de pesquisa do projeto, incluindo uma pesquisa em toda a Europa, para revelar as tendências atuais, e uma chamada aberta para candidatos ao "DigiFit Learn and Do Experience and Incubation Programme: Get fit for the digital age", que foi lançado em outubro de 2023. Em meados de novembro de 2023, 45 organizações desportivas de base e 24 fornecedores de soluções responderam à chamada. Listamos abaixo as organizações, mentores e fornecedores de soluções selecionados.

 

AS 10 ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS DE BASE SELECIONADAS:
• AmagerBoxingClub (Dinamarca)
• Federação de Desportos Empresariais da Estónia (Estónia)
• Firies Football, Hurling e Ladies Football Club (Irlanda)
• Hérault Sport (França)
• Olympiacos SFP (Grécia)
• Polisportiva Varedo (Itália)
• Grupo Recreativo Gonçalvinhense (Portugal)
• GAME (Dinamarca)
• Ténis de Mesa Sport Club Kefalonia & Ithaki (Grécia)
• FFCK (Federação Francesa de Canoagem-Caiaque) Comité Regional do Centro Val de Loire (França)

 

OS 10 MENTORES:
• Miikka Neuvonen, Cidade de Vantaa, Finlândia
• Lucy Mills, READY, Espanha
• Kieran Collins, Universidade Tecnológica de Dublin, Irlanda
• Grainne Barry, Sport Tech Irealnd, Irlanda
• Renata Batista, IKP - Ippon Karate Portugal, Portugal
• Filip Filipic, Atlassian, Sérvia
• Lode Goosens, Hylyght, Bélgica
• Arnaud Barbazange, Agência Nacional do Desporto, França
• Nicholas Theodorakis & Byron Chrysovergis, Universidade Aristóteles, Grécia
• Antonella Santoro, Along Sustainability, Itália

 

OS 10 FORNECEDORES DE SOLUÇÕES SELECIONADOS:
• Supere Sport Systems (Irlanda)
• 321 Sports Academy (Alemanha)
• Nova Sport (Bélgica)
• VICTOZ (Dinamarca)
• Motivu (Dinamarca)
• BST. COACH (República Checa)
• Lumo ApS (Dinamarca)
• Game Plan Manager AS (Noruega)
• Upshot (Reino Unido)
• CJT SOLUTIONS (Grécia)


Saiba mais em: digifit.isca.org/

 

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