Programa clube TOP
Os clubes desportivos, na sua generalidade, deparam‐se hoje em dia com um conjunto de desafios que torna a sua intervenção cada vez mais complexa.

A crescente competitividade, o aumento das dificuldades no financiamento, a falta de disponibilidade das pessoas para participarem como colaboradores e o incremento dos padrões de exigência por parte dos atletas, sócios, adeptos e da comunidade em geral relativamente aos serviços prestados, são alguns dos fatores que condicionam o seu desempenho.

Para poderem lidar com esta turbulência e transformações têm de adotar formas de atuação inovadoras e diferenciadas, o que exige dirigentes e colaboradores mais informados, preparados e competentes, capazes de responder aos objetivos de desenvolvimento no quadro de uma intervenção eficaz.

O CLUBE TOP assume que só capacitando os clubes, investindo na formação das pessoas que lhes dão vida, no desenvolvimento e adoção de soluções inovadoras, através da identificação, estudo e replicação de boas práticas e do aperfeiçoamento de instrumentos e métodos adequadas aos desafios e necessidades com que se defrontam, poderemos ambicionar às transformações e à inovação necessárias a mais e melhor desporto.

Construído para capacitar os clubes desportivos para os desafios da autossustentabilidade, o CLUBE TOP quer contribuir para que os clubes alcancem os seguintes objetivos:

● maior capacidade para reduzir o desperdício, para gerar e captar recursos e para os aplicar de uma forma inteligente;
● melhor programa desportivo, com atividades e instalações mais ajustadas aos seus atletas e à comunidade onde intervêm;
● mais adesões e maior envolvimento dos atletas, sócios e colaboradores;
● maior reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados;
● maior reconhecimento social na comunidade local.

As medidas

O CLUBE TOP é composto por seis medidas que se complementam entre si num todo coerente, onde as relações estabelecidas entre elas amplificam a capacidade transformadora do Programa, contribuindo de forma sinérgica para o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis.

Formação

Um programa de formação que visa desenvolver os conhecimentos e as competências dos dirigentes e colaboradores em áreas críticas para a melhoria do desempenho e da sustentabilidade do clube. Para além de participar nas ações de formação agendadas, os clubes podem também organizar ações de formação mais orientadas para as suas necessidades e interesses.

Apoio

Um centro de recursos que disponibiliza instrumentos, métodos e orientações práticas destinadas a facilitar a incorporação de boas práticas nos processos de gestão do clube.

Mérito

Um prémio que visa a identificação e reconhecimento público das boas práticas de gestão dos clubes implementadas pelos seus dirigentes e colaboradores, e, simultaneamente, pretende disseminá-las enquanto casos de sucesso.

Qualidade

Um sistema de certificação da qualidade que distingue e reconhece publicamente aqueles clubes que demonstrem um claro compromisso com a qualidade dos seus sistemas de gestão e dos serviços desportivos que oferecem.

Talento

Uma Bolsa de Emprego que coloca em contacto o clube com aqueles que tenham interesse e capacidade para fazer parte da sua equipa.

 Parceria

Um sistema de apoio e reconhecimento de projetos, novos ou já existentes, que convirjam com o propósito do CLUBE TOP, com destaque para projetos em rede e que resultem na produção e disseminação de conteúdos relevantes e originais.

Clique para listar as tarefas