2023-11-27

TU TAMBÉM PODES SER A PRESIDENTE DO TEU CLUBE

PROMOVER E VALORIZAR A LIDERANÇA E O DIRIGISMO DESPORTIVO NO FEMININO

Apesar do aumento gradual da participação das mulheres no desporto, estas continuam sub-representadas nos órgãos de decisão das instituições desportivas, incluindo os Clubes Desportivos.

O Governo comprometeu-se, junto da União Europeia e do Conselho da Europa, a concretizar medidas para uma maior igualdade de género no desporto. Em julho de 2023 foi constituído o primeiro grupo de trabalho nesta área, coordenado pela atleta paralímpica Leila Marques e com a participação do Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Comité Olímpico, Comité Paralímpico, Confederação do Desporto e Federação Portuguesa de Futebol.

O IPDJ, I.P. tem vindo, na sequência do projeto All IN,  a concretizar o compromisso de incrementar políticas e programas para diminuir barreiras e aumentar a participação das raparigas e mulheres em todas as áreas desportivas onde se inclui a liderança.

O Projeto All IN - Rumo à igualdade de género no desporto, iniciado em 2019, foi o primeiro grande passo para tornar visível, a nível Europeu, as desigualdades entre mulheres e homens existentes, e comprometer os Países envolvidos no projeto, como foi o caso de Portugal.

O Relatório e Recomendações do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto pode ser consultado aqui e indica as áreas prioritárias com necessidade de intervenção e faz propostas de ação concretas. Entre elas, um dos objetivos ao nível da liderança, é a criação de oportunidades de desenvolvimento de competências na área da gestão e liderança desportiva, pretendendo-se garantir que a proporção de pessoas de cada sexo em programas de desenvolvimento profissional de gestão desportiva e de competências de liderança não seja inferior a 10 % até 2026 e a 33,3% a partir de 2029.

Prosseguindo os objetivos da igualdade de género no desporto e na sequência das medidas preconizadas no Relatório resultante do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto foi desenvolvida esta campanha nacional (em parceria com a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção Regional do Desporto dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira) direcionada às raparigas, alunas do ensino secundário, com vista a promover e valorizar a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, sob o mote «Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo».

Assista ao vídeo desta campanha AQUI
 

Clique para listar as tarefas