PLANO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO

Clube Recreativo Leões de Porto Salvo

A comunicação e o marketing são pilares fundamentais da construção de uma identidade forte e duradoura para qualquer clube desportivo. Num mundo cada vez mais competitivo e digital, uma estratégia bem definida nestes aspetos é fundamental para alcançar o sucesso e garantir a sustentabilidade da organização.

Ao investir numa comunicação eficaz e em ações de marketing criativas, os clubes podem construir uma marca forte, envolver a comunidade e gerar receita.

No âmbito da candidatura aos Prémios CLUBE TOP 2024, o Clube Recreativo Leões de Porto Salvo (CRLPS) viu ser reconhecida na Final Regional da região de Lisboa e Vale do Tejo, a sua boa prática de gestão desportiva.
Este é mais um exemplo inspirador que deve servir de guia para outros dirigentes e gestores desportivos que procuram transformar positivamente os seus clubes.


A SITUAÇÃO INICIAL

Até 2021, o CRLPS havia consolidado a sua posição como uma entidade de referência, quer no plano desportivo, quer no plano social, destacando-se, entre outras, as seguintes atividades:

- A equipa Sénior Masculina com excelentes prestações na 1ª Liga de Futsal;

- A presença em todos os escalões de formação de futsal, tanto no género masculino, como no feminino;

- Certificação ISO 9001, garantindo padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente;

- Certificação de Entidade Formadora 5 Estrelas da Federação Portuguesa de Futebol, no Futsal Masculino e Feminino;

- Forte compromisso com a Formação e Responsabilidade Social, refletido pelo trabalho realizado em diversos bairros sociais do concelho de Oeiras;

- Parceria sólida com a Câmara Municipal de Oeiras e outras entidades institucionais, empresarias e desportivas;

- Iniciou novos projetos dedicados ao desenvolvimento pessoal e intelectual dos seus jovens praticantes, em colaboração com escolas as locais, promovendo atividade física e acompanhamento escolar;

- Organização e realização de diversos eventos recreativos e culturais nas instalações do clube, alargando o alcance para além do contexto desportivo.


OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS

A existência de uma discrepância acentuada entre o sucesso e a notoriedade alcançada pelo clube em diversos domínios, e a falta de visibilidade dessas conquistas junto da comunidade e nas plataformas digitais, foi o fator que conduziu à adoção de uma estratégia deliberada com o propósito de garantir um reconhecimento público do trabalho desenvolvido.

A presença online do clube não refletia adequadamente a realidade e a dimensão do CRLPS:

- O WEBSITE ESTAVA DESATUALIZADO;

- AS PUBLICAÇÕES ERAM PREDOMINANTEMENTE FOCADAS NA EQUIPA SÉNIOR MASCULINA DE FUTSAL;

- OS OUTROS ESCALÕES DE FUTSAL E AS DIVERSAS MODALIDADES E PROJETOS DO CLUBE FORAM RELEGADOS PARA SEGUNDO PLANO;

- AS REDES SOCIAIS CARECIAM DE UMA ESTRATÉGIA COESA DE COMUNICAÇÃO.


Era necessário adotar medidas para aumentar o alcance, a visibilidade e o envolvimento nas plataformas online. Foi assim que o CRLPS decidiu congregar esforços para preencher essas lacunas, implementando uma estratégia abrangente de comunicação digital, que melhorasse a representação de todas as facetas do clube e promovesse uma interação mais significativa com os seus seguidores.


A ESTRATÉGIA ADOTADA NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Dada a evolução e a crescente importância do mundo digital, o Clube tem vindo a modernizar-se e a investir continuamente na vertente da estratégia de divulgação, através da produção e gestão dos conteúdos. 
Com a introdução de novos projetos, nomeadamente, o projeto CLS Oeiras Valley, o “Leões na Tua Escola”, ou o “Fala-me de:”, surgiu a necessidade de aumentar a produção de conteúdo e fortalecer a presença digital. Para manter a qualidade da comunicação e alcançar novos públicos, foi imprescindível expandir o departamento de comunicação com a contratação de dois novos elementos.

Para responder à necessidade de transformação, o Clube implementou um abrangente Plano de Ação. Esse plano visava:

- Estabelecer uma linha de comunicação mais eficaz com o público; 

- Atualizar regularmente os conteúdos no site Oficial do Clube

- Expandir a presença digital, fortalecendo as interações nas redes sociais e criando vantagens para os sócios, parceiros, patrocinadores e para toda a comunidade;

- Produção diária de conteúdo nas contas principais do clube, como, o Instagram, o Facebook, TikTok e Linkedln, o que permitiu destacar todas as modalidades, incluindo a Gaming Room e a Kipsta LAB;

- Produção de conteúdo diário para as contas da "Academia LPS Futsal Rua", em colaboração com a página principal do clube, o que ampliou a divulgação das atividades do projeto CLS Oeiras Valley, do “Leões na Tua Escola” e da sua rubrica “Fala-me de:”;

- Produção de conteúdos regulares para o ginásio na sua conta específica;

- Produção de conteúdo pontual para a divulgação de eventos, como, por exemplo, o Oeiras Brincka, o Oeiras Gaming, a Gala Patinagem Artística e os Torneios Inter-bairros;

- Criação de hashtags específicas para cada publicação;

- Desenvolvimento do Branding Leões Porto Salvo;

- Desenvolvimento de animação nos Eventos e Jogos;

- Promoção de competências na área de publicidade e marketing;

- Foram atribuídas funções aos colaboradores do Departamento de Comunicação, incluindo a gestão do merchandising, dinamização da Sala de Ensino/Apoio Escolar e a produção de novos conteúdos para as contas do clube.

- As ações foram direcionadas às principais plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn, onde o clube já possuía presença. Essa presença foi estendida não apenas à conta principal do clube, mas também às contas associadas a projetos específicos, como, a "Academia LPS Futsal Rua".


OS RESULTADOS ALCANÇADOS

AUMENTO SIGNIFICATIVO NO NÚMERO DE SEGUIDORES

- 15 mil no Facebook.
- 10 mil no Instagram.
- Atualmente, o clube é a 4ª equipa de futsal com mais seguidores da Liga Placard de Futsal no Instagram.

A análise detalhada das estatísticas das redes sociais, realizada através da plataforma "Meta Business Suite", revelou um crescimento exponencial em diversas métricas-chave desde janeiro de 2022 até à presente data: 

ALCANCE
- No Facebook aumentou 614%, atingindo 1.3 milhões de pessoas.
- No Instagram cresceu 2505%, alcançando 495,7 mil pessoas.

VISITAS
- O número de visitas no Facebook cresceu 523%, totalizando 137,2 mil pessoas.
- No Instagram aumentou 1203%, atingindo 417,7 mil pessoas.

SEGUIDORES
- O Facebook ganhou 2,6 mil seguidores.
- O Instagram 4,8 mi.

INTERAÇÕES
- Foram registadas 99,5 mil interações no Facebook.
- 170,5 mil no Instagram.

Usando como referência um período de 60 dias após a implementação da estratégia, a presença do clube na plataforma TikTok atingiu métricas impressionantes, com destaque para:
- 199 mil visualizações de vídeo;
- 2.868 visualizações de perfil;
- 6.753 likes;
- 173 partilhas.

O trabalho conjunto da equipa, desde a identificação do problema até à conceção e implementação da estratégia, foi essencial para o sucesso desta iniciativa. 

A capacidade de analisar a situação de forma crítica e de desenvolver soluções inovadoras permitiu superar os desafios e alcançar resultados expressivos, demonstrando a eficácia da abordagem adotada.

Estes resultados não só demonstram o alcance, a assertividade e o impacto das estratégias de comunicação digital do clube, como também refletem a eficácia em envolver e conectar a sua comunidade de forma significativa, solidificando a sua posição como uma entidade de destaque, no desporto e na esfera digital.
 

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