O caso de sucesso do Clube Desportivo Xico Andebol ao nível da sua gestão, demonstra como uma liderança estratégica, focada nos propósitos da sustentabilidade ambiental, pode gerar eficiência financeira, melhoria da infraestrutura e ligação com a comunidade, contendo também o potencial para ajudar a transformar um clube numa organização próspera e admirada. Este exemplo inspirador deve servir de guia para outros gestores desportivos que procuram transformar positivamente as suas organizações.
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NOS CLUBES DESPORTIVOS
Os clubes desportivos possuem uma influência considerável na sociedade e, por isso, têm o potencial de se tornarem agentes de mudança positiva em relação às questões ambientais. Ao adotarem práticas sustentáveis, essas organizações podem não apenas reduzir o seu próprio impacto ambiental, mas também inspirar e educar atletas, adeptos e outros clubes ou comunidades sobre a importância da conservação do meio ambiente.
Uma gestão ambiental eficaz, além de contribuir para a proteção do meio ambiente, pode ajudar os clubes desportivos a beneficiarem, nomeadamente, ao nível da economia de recursos, da sua imagem institucional e do seu envolvimento com a comunidade.
Foi com base nessas premissas que o Clube Desportivo Xico Andebol resolveu investir na criação de um plano de sustentabilidade ambiental e, desta forma, contribuir decisivamente para a resolução de um conjunto de problemas e desafios.
Como resultado de um diagnóstico prévio sobre as práticas ambientais existentes, aplicado com o intuito de detetar e mitigar os constrangimentos e maximizar os aspetos positivos, todas as estratégias foram orientadas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, e pretenderam servir de apoio à construção de uma prática desportiva mais sustentável. Foram auscultados, através de um questionário e visita técnica, indicadores de sustentabilidade, tais como: gestão, atletas e colaboradores, mobilidade sustentável, energia, água, resíduos, ruído e comunicação.
OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS
O PESO DO CUSTO DA ENERGIA E DA ÁGUA
A gestão energética de um clube pode ter impactos significativos a nível económico e ambiental, sendo por isso importante delinear estratégias que permitam reduzir o seu consumo e otimizar a sua utilização.
Tal como a energia, uma eficaz gestão do consumo de água resulta numa redução da pressão sobre os ecossistemas, bem como uma poupança económica para o clube.
A ÁREA ADMINISTRATIVA E O DESPERDÍCIO COM CONSUMÍVEIS
Reformulação das práticas administrativas, com destaque para criação de uma plataforma digital onde se podem efetuar pagamentos, inscrições, renovações, fichas médicas e outras, eliminando desta forma a maioria das impressões e gastos com consumíveis.
COMUNICAÇÃO
Necessidade de alteração da estratégia de comunicação do clube.
LIMPEZA DO RECINTO E BALNEÁRIOS
A limpeza do recinto desportivo é uma das ações que poderá ter um impacto ambiental e económico de relevo para um clube.
A INEXISTÊNCIA DE UMA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL NO CLUBE
Os atletas e colaboradores são os principais agentes da promoção do desenvolvimento sustentável de um clube, não só por serem os utilizadores diários do recinto, mas também por serem influenciadores de bons comportamentos ao resto da comunidade. Por este motivo é fundamental que se desenvolvam ações de formação e capacitação sobre boas práticas ambientais.
O IMPACTO SONORO E DOS RESIDUOS PRODUZIDOS PELO CLUBE
Todas as dinâmicas desportivas apresentam índices de ruído elevados, ainda mais quando essas modalidades são realizadas em recintos fechados. Importa, assim, garantir que o ruído produzido não acarreta problemas ambientais e de saúde.
Em geral nos eventos desportivos, devido ao fluxo de participantes, são consumidos muitos recursos e consequentemente geram-se grandes quantidades de resíduos. Neste campo é fundamental sensibilizar e atuar de forma a atingir resultados que permitam ganhos ambientais e monetários para o clube.
A PEGADA CARBÓNICA GERADA PELO CLUBE
Qualquer prática e evento desportivo apresenta uma pegada carbónica associada. Importa, identificar e definir medidas que visem mitigar os impactos associados à emissão de gases com efeito de estufa, procurando assim atingir a neutralidade carbónica da atividade ou evento.
ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS
As estratégias definidas devem ser contextualizadas de acordo com o desafio ambiental específico que o clube enfrenta. Numa perspetiva de médio e longo prazo, o sucesso das estratégias definidas dependem do seu acompanhamento e adaptação às necessidades e desafios em constante mudança. A eficácia da implementação destas estratégias depende também do envolvimento e da participação ativa de todos os membros do clube, bem como, do estabelecimento de parcerias com outras organizações para ampliar o impacto das ações de sustentabilidade.
Identificamos abaixo o conjunto de medidas através das quais o clube fez face aos problemas identificados e contribuiu assim para a preservação do meio ambiente e para a promoção de uma cultura de sustentabilidade:
- A substituição dos copos de plástico das máquinas de café por copos de papel;
- A substituição da venda de produtos alimentares embalados por outros que não necessitem de embalamento e que sejam mais saudáveis;
- A colocação de bebedouros nas bancadas para o uso do público, bem como nas zonas comuns de acesso aos balneários;
- A realização das tarefas de gestão administrativa por via digital, através da criação de uma plataforma intranet, onde se efetuam pagamentos, inscrições, renovações, ficha do atleta, fichas médicas, etc. e a eliminação da maioria das impressões e documentos em papel;
- O desenvolvimento de parcerias com empresas locais que comercializem os produtos de limpeza utilizados, potenciando desta forma a economia local e reduzindo a pegada ecológica associada ao transporte dos produtos;
- A colocação de um parqueamento de bicicletas para fomentar este tipo de modalidade mais sustentável;
- Alteração de toda a iluminação do edifício para lâmpadas LED;
- Substituição do sistema de aquecimento de caldeira a gás propano, por um equipamento de aquecimento mais eficiente, moderno e ecológico. A longo prazo, será implementado um sistema de energias renováveis como painéis fotovoltaicos para a obtenção de energia elétrica e painéis solares térmicos, para o aquecimento da água;
- A colocação de redutores de caudal e temporizadores nos chuveiros e torneiras dos balneários;
- A colocação de cronómetros ou ampulhetas para sensibilizar para o tempo de duche dos atletas (5 min/duche);
- A colocação de sistemas de poupança nos autoclismos (garrafas ou sacos com areia), para reduzir o volume de água por descarga;
- Substituição de águas engarrafadas, por garrafas fixas feitas de plástico reciclado para os atletas;
- Aumento do número de ecopontos e contentores do lixo indiferenciado disponíveis;
- A colocação dos ecopontos e contentores do lixo nas casas de banho, nos balneários, no corredor dos atletas, na zona do ginásio, junto às máquinas de venda de produtos alimentares e vários na bancada superior;
- Nos eventos desportivos foram realizadas campanhas de sensibilização com vista ao aumento da taxa de resíduos encaminhados;
- A implementação de um novo sistema de informação permitiu uma redução de papel, tinteiros e tonners. Este sistema permitiu transformar todos estes processos manuais num único processo digital, automatizado e de extrema eficiência. Trata-se de uma evolução significativa ao nível dos processos administrativos com benefícios para todo o clube, pois as preocupações ambientais tornam-me mais comodas e acessíveis;
- Implementação interna de ações de formação e capacitação sobre boas práticas ambientais, permitindo assim que atletas e colaboradores, enquanto agentes da promoção do desenvolvimento sustentável do clube, influenciem bons comportamentos junto da comunidade, contribuindo para que o clube atinga os objetivos de sustentabilidade pretendidos;
- Adoção de medidas para assegurar uma comunicação mais sustentável, nomeadamente, medidas de comunicação que espelhem as boas práticas de sustentabilidade do clube e que incentivem à tomada de consciência ambiental pela comunidade; campanhas de sensibilização que visem a indução de novos comportamentos por parte dos participantes, atletas, técnicos e colaboradores; e a comunicação de notícias, informações e novos projetos, através dos canais digitais do clube.
Adicionalmente, e numa ligação entre as componentes social e ambiental, incentiva-se a participação de todos os elementos do clube em iniciativas locais, a concretização de parcerias com entidades de cariz ambiental e social para a celebração de datas especiais ou a organização de campanhas que contribuam e potenciem a consciência ecológica.
RESULTADOS ALCANÇADOS
As estratégias implementadas trouxeram importantes resultados positivos que se traduziram essencialmente:
NA MELHORIA FINANCEIRA
O plano veio melhorar a situação financeira do clube. Isso envolveu a procura de novas fontes de receita, como patrocínios, parcerias estratégicas e eventos especiais. Além disso, foram feitos ajustes na economia de recursos ao adotarem medidas de eficiência energética, gestão de resíduos e da água, proporcionando uma redução dos custos operacionais de curto, médio e longo prazo.
IMAGEM POSITIVA DO CLUBE
A gestão ambiental responsável melhorou a reputação do clube, tornando-o um modelo de sustentabilidade e responsabilidade social. Essa imagem positiva pode atrair patrocinadores, investidores, atletas e adeptos que valorizam as preocupações ambientais.
CONCIENCIALIZAÇÃO AMBIENTAL DOS JOVENS
A consciência ambiental da juventude assume um papel crucial na construção de um mundo mais sustentável. No seio do clube, essa consciência foi desenvolvida e amplificada, criando um efeito multiplicador de impacto positivo na formação ambiental dos jovens atletas.