No âmbito da candidatura aos Prémios CLUBE TOP 2022, o IKP viu ser reconhecido com a atribuição do 1º lugar Regional – Lisboa e Vale do Tejo, a sua prática de gestão desportiva.
A inovação e transformação digital não é apenas uma tendência, mas sim uma necessidade para a sobrevivência e para o sucesso dos clubes de pequena e média dimensão. Esta mudança é um processo contínuo que oferece uma série de benefícios que podem ajudar os clubes na adaptação às suas necessidades específicas.
O caso que apresentamos do IPPON KARATE PORTUGAL, revela como uma boa prática de gestão teve o potencial para ajudar a transformar o clube numa organização mais ágil, dinâmica e reconhecida na comunidade.
Este é mais um exemplo inspirador que deve servir de guia para outros gestores desportivos que procuram transformar positivamente as suas organizações.
DIGITALIZAÇÃO DE PROCESSOS NA GESTÃO DOS CLUBES DESPORTIVOS
A inovação na gestão de clubes é um caminho essencial para o sucesso. Através de uma cultura de inovação os clubes podem destacar-se, melhorar a sua performance e a qualidade do serviço que prestam, reduzir custos, aumentar a receita e melhorar a imagem.
Para superar os desafios da inovação e adotar processos de gestão mais ágeis, é fundamental que exista uma visão estratégica, com investimento em recursos humanos e tecnológicos, com capacidade para gerir de forma eficaz as mudanças provocadas pelas novas abordagens, onde todos devem estar conscientes e preparados para lidar também com alguns riscos e incertezas.
Para uma mudança que se pretende eficaz, é fundamental que exista na organização flexibilidade na capacidade de adaptação às mudanças, trabalho em equipa suportado por uma boa comunicação interna, e um foco grande nas prioridades definidas.
A inovação pode ser a chave para o futuro promissor de qualquer clube, tendo sempre presente que se trata de um processo contínuo que exige aprendizagem constante, onde aprender e procurar inspiração noutras organizações, tanto dentro quanto fora do mundo do desporto é fundamental, não esquecendo que sem o envolvimento de todos os membros da organização será sempre um processo mais difícil de atingir.
À semelhança de outros clubes o IKP foi crescendo no número de alunos em atividade, treinos e competições, aumentando também o seu envolvimento com os pais e com a comunidade, no entanto, os processos de gestão do clube permaneceram inalterados durante muitos anos sem que registassem desenvolvimentos significativos.
Conscientes que era necessário modernizar o clube e torná-lo mais funcional, aproveitaram a interrupção da atividade provocada pelo cenário pandémico de 2020 para reformar e inovar a forma de gerir a associação e a relação com os seus sócios.
Usando os conhecimentos informáticos de alguns membros, decidiram desenvolver uma aplicação e uma plataforma informática que tentasse responder às várias necessidades que ao longo do tempo foram registando através das opiniões dos seus sócios.
OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS
O clube é uma organização que reúne pessoas com interesses comuns, e um dos seus objetivos principais passa por identificar e ajudar a resolver problemas que afetam os seus membros ou a comunidade em geral, sendo esse o primeiro passo para a sua resolução.
Numa fase inicial, questionando treinadores e encarregados de educação, foram identificados os seguintes problemas que careciam de intervenção imediata:
EXCESSIVA UTILIZAÇÃO DE PAPEL
Eliminar ao máximo a utilização de papel nas tarefas diárias do clube:
- Cartões de sócio;
- Guias de pagamento;
- Convocatórias;
- Faturas;
- Exames de avaliação;
- Etc.
COMUNICAÇÃO
Necessidade de alteração da estratégia de comunicação do clube:
- A informação não chegava a todos os membros de forma clara;
- Existia uma grande dificuldade em garantir um maior envolvimento dos sócios com o clube;
- Era difícil a consulta das informações acerca do clube.
MOROSIDADE PROCESSUAL
Necessidade de tornar os procedimentos mais ágeis e intuitivos para os associados:
- Os processos eram administrativamente lentos;
- Gerador de insatisfação dos membros.
ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS
O desenvolvimento e implementação de uma aplicação para um clube pode ser uma excelente estratégia para otimizar a comunicação e o relacionamento com os seus membros, além de oferecer diversos benefícios e funcionalidades que facilitam a gestão das atividades e eventos. Para garantir o sucesso da iniciativa, o IKP delineou estrategicamente algumas etapas que vieram a permitir a operacionalização da plataforma e aplicação informática, revelando-se estas fundamentais no processo de transformação digital do clube.
Identificamos em seguida os principais passos nesta caminhada:
- Identificação junto dos treinadores, encarregados de educação e alunos sobre quais as principais necessidades sentidas enquanto membros do clube;
- Desenvolvimento da ferramenta informática através de recursos humanos do clube o que permitiu um baixo custo de produção;
- Tornar a aplicação gratuita para todos os sócios;
- A utilização de meios tecnológicos nos vários processos do clube como forma de garantir um maior envolvimento dos jovens;
- Demonstrar a todos os membros o contributo positivo que o clube estava a dar no âmbito da sustentabilidade ambiental;
- Desenvolver uma ferramenta informática com potencial para vir a ser utilizada por outros clubes.
RESULTADOS ALCANÇADOS
As estratégias implementadas trouxeram importantes resultados positivos, que se traduziram essencialmente nos seguintes outputs:
MELHORIA DE PROCESSOS
Processamento de quotas, mensalidades e emissão de faturas;
Pagamento através da aplicação com emissão com envio automático da fatura para o email.
IMAGEM POSITIVA DO CLUBE
Processos mais ágeis e flexíveis;
Consciência ambiental;
Comunicação célere e eficaz.
CONSCIENCIALIZAÇÃO AMBIENTAL
Redução no consumo de papel e consumeis de escritório.
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA QUE PODE SER USADA POR OUTROS CLUBES
Identificação de necessidades próprias que se revelaram transversais a outros clubes, permitindo a adaptação e comercialização da aplicação desenvolvida.
INSCRIÇÃO EM EVENTOS
O encarregado de educação acede à aplicação e tem disponíveis todas as informações, podendo posteriormente proceder à inscrição eletrónica do aluno.
ENCOMENDA DE MATERIAL
O sócio encomenda o material na aplicação e a pessoa responsável é notificada.
HISTORIAL DO ALUNO/PALMARÉS
Todas as participações em eventos e resultados das competições são inseridas na plataforma, gerando de imediato um histórico do aluno.